Método Pilates Evolução


Conceito e Aplicabilidade:

Método de condicionamento físico e mental que evolui a partir dos exercícios clássicos do Joseph Humbert Pilates mesclando-os com outras modalidades atuais e principalmente adaptando-se pelas limitações, potencialidades desafiadoras e recursos atuais.

Pilates Evolução é um método que visa o despertar e desenvolvimento de sua consciência corporal, melhorando, através de oito princípios, sua postura, força e flexibilidade, preparando seu corpo para enfrentar as tarefas do dia a dia com mais funcionalidade, canalizando o gasto de energia de uma forma adequada e aumentando o metabolismo diário. Além disso, auxilia na percepção de suas limitações desafiado-o para superá-las e valoriza suas potencialidades de uma maneira evolutiva.

Pilates Evolução é uma reavaliação e reeducação da postura e movimentos, visando garantir uma vida saudável e com qualidade.

O Método também poderia ser chamado PILARES – uma vez que a grande proposta é o uso do CORE, CASA DA FORÇA OU POWER HOUSE ser usado como pilares para sustentar a postura do corpo todo durante a aula e nas tarefas e atividades do cotidiano.

 

Público alvo

Acadêmicos e profissionais de Educação Física, Fisioterapia e Terapia Ocupacional.

 

 

Objetivos do Curso

1) Capacitar os participantes do curso a planejar e aplicar uma sessão do método PILATES MAT COM ACESSÓRIOS (by Pilates Evolução: condicionamento físico e mental) para qualquer nível de condição física (básico, iniciante, intermediário e avançado), sabendo aplicar e interpretar a anamnese e reconhecendo efetivamente as necessidades, dificuldades e potencialidades dos praticantes que a demanda apresentar.

2) Fazer com que o participante do curso aprenda a didática completa dos exercícios (nomenclatura em Inglês e português) – objetivos, posição inicial, desenvolvimento, respirações, biomecânica do movimento, bem como as correções necessárias e a finalização.

Portanto desde a descrição, a execução correta e sua aplicabilidade.

3) Fornecer informações e embasamento necessários ao participante para que o mesmo possa transmitir isso numa sessão de Pilates ministrando o mesmo com qualidade e segurança para cada condição física diferenciada.

4) Possibilitar uma maior e melhor intervenção do profissional no mercado de trabalho em benefício da sociedade, dando-lhe ferramentas estratégicas para uma maior valorização do mesmo no mercado.

 

 

Diferencial do Curso

1) Conhecer o Método Evolução de Pilates MAT através de uma sessão com hora marcada com a ministrante do curso Lausimar Teresinha Soccol, pioneira no método Pilates MAT em Florianópolis e que atua há 12 anos com o Método Pilates MAT, através do qual e em conjunto com outras modalidades desenvolveu o seu Método Evolução de Pilates MAT.

2) PILATES EVOLUÇÃO (ou PILARES EVOLUÇÃO*) é um método de condicionamento físico e mental que torna o “Power House” mais forte e resistente evoluindo nos níveis básico, iniciante, intermediário e avançado com o uso de cores para auxiliar no planejamento de sessões para todos os níveis e diferentes condicionamentos físicos. Com testes específicos no início e final do curso.

3) Evolução significativa da flexibilidade, força e postura dos alunos durante os cinco meses do curso. (4 módulos de 12 horas uma vez por mês, aulas orientadas com horários a escolha do aluno ou vídeo conferência, mais orientação para exercícios que deverão ser realizados no decorrer do mês)

4) Apostila totalmente diferenciada e personalizada que será desenvolvida por cada aluno com base nos exercícios desenvolvidos inicialmente na teoria e finalmente na prática, com demonstração através de fotos, etc. A partir desse método torna-se possível inclusive ministrar sessões de Pilates para deficientes visuais apenas com a descrição dos exercícios. A apostila será desenvolvida pessoalmente por cada aluno com a compilação e descrição dos exercícios teórico-práticos apresentados em aula e deverá ser entregue ao final do curso, servindo também como forma de avaliação do desempenho do aluno no curso.

5) Entenda porque o desejo do criador do Método Pilates, Joseph Humbert Pilates, era que toda a sociedade praticasse CONTROLOGIA (denominação que o mesmo dava ao método), com a aquisição bem acessível dos acessórios para aplicar o método.

6) OITO PRINCÍPIOS, sendo relaxamento imprescindível em dias onde a competitividade torna as pessoas tão estressadas.

7) 132 HORAS de curso incluem fotos dos exercícios clássicos elaboradas pelos alunos, (do livro RETURN TO LIFE THROUGH CONTROLOGY, escrito em 1937 e publicado originariamente pelo criador do método em 1945) para completar apostila de forma a fixar e evoluir no aprendizado dos alunos.

8) Materiais e acessórios acessíveis para as variações dos clássicos tornando as sessões sempre diferentes, criativas e com mais motivação. O uso das cores específicas auxiliarão o aprendizado do nível dos exercícios.

9) Feedback 100% positivo dos participantes dos cursos anteriores (relatados para comprovação)

10) Certificado registrado anualmente na Secretaria de Educação e Cultura conforme portaria 008, de 25.06.2005 e impresso no modelo por eles apresentado para pontuação em determinadas instituições.

11) Curso com grupos reduzidos de no máximo 12 alunos.

12) O método Pilates Evolução manifesta-se totalmente contra qualquer vertente do método que demonstre fanatismo e que menospreze outras modalidades. Pelo contrário, é um método aliado para melhorar a performance em outras atividades e esportes.